segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Controlador de vôo ou de tráfego aéreo

"Profissional que orienta as aeronaves no momento de decolagem e aterrissagem"
Fonte: Redação Brasil Profissões

O que é ser um controlador de tráfego aéreo?

Hoje em dia o termo "controlador de vôo" já caiu em desuso entre os profissionais da área devido a uma grande e crescente especialização que esta atividade vem tomando aliada à adoção da terminologia internacional, passando a ser chamado de controlador de tráfego aéreo. No raio de 5 quilômetros do aeroporto, as aeronaves passam a ter o vôo coordenado pela torre, que orienta a velocidade e a altitude de cada uma delas, portanto este profissional é responsável pela orientação e separação das aeronaves no solo e também durante a realização do vôo, ou seja, cabe a esses profissionais zelar para que os aviões decolem e aterrissem em segurança.

Quais as características desejáveis para ser um controlador de tráfego aéreo?

Para ser controlador de vôo a pessoa precisa ter conhecimento das normas de tráfego aéreo, saber reconhecer aeronaves e qual seu desempenho e ter uma segunda língua. Além disso, outras características interessantes são:
  • agilidade
  • responsabilidade
  • concentração
  • autocontrole
  • raciocínio rápido
  • capacidade de trabalhar sobre pressão
  • disciplina
  • comprometimento
  • controle emocional
  • raciocínio espacial
  • capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais
  • capacidade de trabalhar em equipe
  • capacidade física e orgância para atuar seja dia ou noite

Qual a formação necessária para ser um controlador de tráfego aéreo?

Para seguir esta profissão, existem duas maneiras: os controladores civis são formados na cidade de São José dos Campos, no ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo e os militares são formados na cidade de Guaratinguetá na EEAR - Escola de Especialistas da Aeronáutica.

Ambas as instituições são da área de ensino da Força Aérea Brasileira.

Em relação aos militares, é necessário prestar antes o concurso para a EEAR. A partir do momento que passou na prova de escolaridade, nos exames médicos e psicotécnicos, o aluno ao final de dois anos é promovido à graduação de terceiro sargento especialista em controle de vôo.

Apesar do profissional ser militar, o controlador de vôo do Brasil presta os seus serviços para todas as aeronaves, sejam elas civis ou militares, nacionais ou internacionais.

Mesmo depois de estar formado (após dois anos se for via militar ou um ano se for civil), o profissional não está apto para assumir sozinho a posição de controle. Por isso é necessário em torno de três a seis meses de estágio, para adquirir uma proficiência mínima.

O controlador de vôo segue padrões internacionais da OACI - Organização de Aviação Civil Internacional, com a habilitação específica que é a CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e CCF (Certificado de Capacidade Física).

Anualmente é feito um exame de saúde pelo Comando da Aeronáutica, com a finalidade de manter a CCF em dia. A CHT tem validade de dois anos, sendo renovada com provas específicas anualmente.

Principais atividades

  • Clearence: ligar para o controle central da Aeronáutica em Brasília - ou em São Paulo, no caso da ponte aérea - para obter autorização para o vôo
  • Posição solo: comandar o taxiamento do avião - manobra da aeronave em solo - até o ponto anterior à cabeceira da pista
  • Posição torre: autorizar a decolagem (ou aterrissagem). É ele quem acompanha de binóculo a aproximação de uma aeronave
  • Posição coordenador: repassar as coordenadas do vôo para o controle central
  • Chefe de equipe: observar toda a operação

Áreas de atuação e especialidades

O controlador de tráfego aéreo não pode mudar de uma áerea de trabalho para outra. Para isso são necessários meses de treinamento e adaptação para obter o nível adequado de operacionalidade na nova localidade. Está atividade é dividida em cinco áreas de atuação:
  • Centro de controle de área: mantém o controle das aeronaves nas chamadas aerovias que, por analogia, seriam "estradas aéreas" ligando as diversas regiões do país
  • Controle de aproximação: responsável pela separação das aeronaves em uma região de aproximadamente 80 quilômetros ao redor do aeroporto
  • Torre de controle: responsáveis pelas aeronaves nas proximidades dos aeroportos, autorizando os pousos, as decolagens e todas as manobras executadas por elas enquanto estiverem taxiando
  • Busca e Salvamento
  • Defesa Aérea

Mercado de trabalho

Apesar da crise que a aviação civil brasileira tem passado, tem apresentado grande crescimento nos últimos anos. Os custos cada vez mais baixos das passagens, as promoções e as políticas governamentais, que aumentam a concorrência entre as companhias, têm ajudado elevar o número de passageiros, favorecendo as perspectivas da área. No geral, o mercado de trabalho é muito exigente e a seleção bastante rigorosa, pois procuram profissionais muito capacitados.

Onde achar mais informações?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial