domingo, 14 de abril de 2013

PDT-RJ discute reorganização dos movimentos Sindical e de Mulheres

Ao anunciar aos integrantes do Diretório Regional do PDT reunidos nesta segunda-feira (8/4) no auditório da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) que estão sendo reorganizados no Rio de Janeiro o Movimento Sindical (estadual) e o das Mulheres (municipal/Capital), Carlos Lupi, presidente regional do PDT, fez questão de assinalar que estes movimentos são plurais e estão totalmente abertos à participação de todos os interessados. Lupi destacou que basta procurar as pessoas que estão trabalhando com este objetivo, para se somar.
Já o prefeito Sandro Matos, de São João de Meriti, possível candidato do PDT ao governo estadual, anunciou que no próximo dia 20 de abril, dando prosseguimento às visitas que tem feito a municípios do interior, se reunirá com as direções municipais do PDT de Búzios, às 10h; de Cabo Frio, às 12 horas; a de Arraial do Cabo, às 15h e a de São Pedro da Aldeia, às 17 horas – sempre acompanhado do vice-presidente regional do partido, José Bonifácio Novelino e do líder do PDT na Alerj, Luiz Martins.
Sandro Matos fez questão de assinalar que, do roteiro de visitas a todos os municípios do interior do Estado, já esteve semana retrasada em Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro, entre outros municípios; e que esses encontros são abertos e todos os pedetistas fluminenses que tiverem interesse em participar. “Todos são bem-vindos”, assinalou.
Acrescentou que também foram muito boas as visitas que fizeram, semana passada, a Maricá e a Iguaba Grande, onde contactaram militantes e filiados do PDT, além de lideranças políticas, como o ex-candidato a prefeito de Maricá, Dr. Carolino; e a vice-prefeita de Iguaba, que é do PDT.
Lupi, por sua vez, explicou que a direção estadual do PDT do Rio de Janeiro, como as direções dos demais estados, está preocupada em trabalhar até setembro para fortalecer as chapas de candidatos do PDT nas eleições do ano que vêm, atraindo novas lideranças que possam dar importantes contribuições às lutas do PDT. Revelou também que pretende fazer um recadastramento de todos os filiados do Estado do Rio de Janeiro, para que o partido, efetivamente, saiba quem são seus militantes.
 Falou também da importância da luta do PDT, em todos os níveis, em defesa da federalização da Educação e, também, da desmistificação da falácia de que a Previdência Pública é deficitária – antigas bandeiras de luta do partido. Lupi quanto Sandro Matos, em suas falas, destacaram a importância de atrair novos filiados com expressão eleitoral, como forma de fortalecer a futura nominata do partido para disputar as eleições de 2014.
Lupi também fez uma longa defesa da luta do PDT contra as atuais urnas eletrônicas em uso no país, inauditáveis e infiscalizáveis. Posição que foi reforçada pelo representante do PDT de Petrópolis, Nelson Sabrá.
 Sandro convocou também a direção para, junto com ele, promover um grande encontro no próximo dia 27 de abril; a princípio, para trazer para esta luta pelo fortalecimento da legenda todos os deputados federais, deputados estaduais, vereadores e prefeitos do partido – além das principais lideranças políticas de todo o estado, visando este trabalho de fortalecimento da nominata de candidatos para 2014.
Anunciou ainda que no próximo dia 18/4, lá em São João de Meriti, no bairro Jardim Metrópole, vai inaugurar uma escola em horário integral que se chamará Escola Leonel Brizola – aproveitando ainda a oportunidade para convidar todos os presentes a comparecerem à solenidade de inauguração.
A recente eleição de Lupi para a presidência nacional do PDT foi saudada por vários dos oradores que se sucederam ao longo da reunião de ontem. Entre eles o presidente do diretório de Belford Roxo, Djalma; André Nascimento, de Niterói; Nelson Sabrá, de Petrópolis; Chicão, do Rio de Janeiro; e vários outros.
André Nascimento anunciou também que no próximo dia 24 de abril, às 19h30m, o cineasta Silvio Tendler será homenageado na Câmara Municipal de Niterói onde também será exibido o documentário de sua autoria, Jango – sobre a trajetória política do presidente derrubado pelos militares em 1964.
Aproveitando, Maria José Latgé, presidente do Movimento dos Aposentados, anunciou que nesta quarta-feira (10/4), lá mesmo na sede da Fundação Leonel Brizola, onde os militantes do Mapi se reúnem toda quarta-feira, será exibido às 15 horas o documentário “Anos de Chumbo”, seguido de palestra do autor do filme, Francisco Soriano. E que no dia 24, a princípio, deverá ser realizado um seminário sobre a saúde do idoso com palestras, entre outros, do médico e presidente do PDT de Macaé, Humberto Assunção; do Dr. Paim, também médico; e ainda do Dr. José Messias – todas sobre a saúde do idoso.
O professor Carlos Henrique denunciou que o Governo do Estado enviou mensagem à Alerj, com objetivo de extinguir todos os cargos de apoio (merendeiras, serventes etc.) das escolas da rede estadual. Os cargos serão considerados ‘em extinção’, o que significa que após o afastamento do servidor, por morte ou aposentadoria, aquele cargo é extinto.
Explicou que, como é tradição no serviço público, sempre que mudar o governo este efetivo de pessoal será substituído pela equipe totalmente despreparada; isso, segundo ele, prejudica os alunos.
Pelo esforço de reorganização do movimento das mulheres no Município do Rio de Janeiro, falou Márcia, explicando que todas as interessadas em participar deverão procurá-la para se inscrever. O mesmo acontecendo com o movimento Sindical, pelo qual falaram Urbano, eletricitário e ex-presidente do Movimento Sindical do PDT; e também Portela, da Cedae – ambos empenhados na reorganização do Movimento Sindical do PDT.
Leia o Manifesto do Movimento Sindical

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial