quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sandro Matos: Serei candidato a governador do Rio se o partido quiser

“Se o PDT do Rio de Janeiro se unir em torno de minha candidatura a governador, eu abro mão dos dois anos e meio de mandato de prefeito de São João de Meriti que me restam e parto para a luta”, afirmou o pré-candidato Sandro Matos, neste sábado (04/5), na Câmara Municipal de Arraial do Cabo, ao se apresentar aos militantes do PDT local em reunião que lotou o plenário da câmara e contou com a presença do ex-prefeito da cidade, Henrique Mellman, e do presidente em exercício do PDT-RJ, José Bonifácio Novelino.
-- O PDT do Rio de Janeiro não está morto, está adormecido e a decisão que ele tomar – acompanho. Ele precisa decidir o que quer, para onde quer ir. Se tivermos candidatura própria a governador com certeza estaremos fortalecendo a nominata de candidatos a deputado federal e a de candidatos a deputado estadual, fortalecendo o partido. Uma coisa puxa a outra – argumentou Sandro Matos que, além de Arraial do Cabo, participou de reuniões em Cabo Frio e em Búzios, no mesmo sábado.
Principal orador da reunião – marcada e presidida pelo presidente do PDT municipal, o ex-vereador Eduardo Rocha, o Dudu do Arraial – Sandro Matos continuou:
-- As pesquisas feitas na Baixada Fluminense mostram que na disputa para o governo do Rio de Janeiro, nas eleições de 2014, os dois pré-candidatos mais fortes são, no momento, o ex-governador Garotinho (PR) e o senador Lindbergh Farias (PT). Mas o meu nome já aparece e estou praticamente empatado com o do vice-governador Pezão, candidato da situação, do governador Sérgio Cabral.
Sandro Matos explicou que na medida em que ele – um ex-vereador, ex-deputado federal por dois mandatos e prefeito reeleito de São João de Meriti – se tornar mais conhecido dos eleitores fluminenses, seu desempenho eleitoral irá melhorar.
-- Para mim, o fundamental é que o partido esteja unido em torno do meu nome. Recente pesquisa mostrou que 40% dos entrevistados votariam em um candidato do PDT de Leonel Brizola. Isto mostra a força e o apelo eleitoral do PDT. Lindbergh me chamou me ofereceu o lugar de vice na sua chapa e eu disse não. Por que não estou colocando o meu nome à disposição do partido para negociar. Abro mão de meu mandato de prefeito para ser candidato a governador, não para ser vice – afirmou Sandro.
Explicou que está filiado há dois anos no partido; que se elegeu pelo PRB, mas que se afastou do partido quando este se uniu ao PTB e, no Rio de Janeiro, a nova sigla se juntou ao PR do ex-governador Garotinho. “Lupi já tinha feito o convite para mim; quando houve a fusão, decidi sair e vir para o PDT”, explicou Sandro que foi o único prefeito da Baixada Fluminense a se reeleger, no primeiro turno. Como o prefeito Eduardo Paes, na capital, e Rosinha Garotinho, em Campos.
Disse também que quando assumiu o mandato de prefeito em Meriti, o orçamento da cidade estava na faixa de 250 milhões de reais/ano, mas que agora, graças aos esforços de sua administração, este mesmo orçamento mais que duplicou: está na faixa de 600 milhões de reais.
-- A nossa rede municipal de ensino tem 62 escolas. Não construí até agora nenhuma escola; mas todas as 62 escolas foram reformadas e ampliadas, uma a uma, melhorando a vida de nossos estudantes e professores. Fizemos um plano de cargos e salários que daqui a 3 ou 4 anos dará ao professor de São João o maior salário de professor da Baixada. Assim que estiverem todas reformadas, vamos construir novas escolas. Também pretendo entregar mais dez creches comunitárias. Tudo isto para, em São João, dar continuidade a política de educação que foram desenvolvidas por Brizola e Darcy Ribeiro quando estiverem à frente do governo do estado.
E destacou:
-- Na hora em que formos para a rua, tenham certeza, vamos virar o jogo. Vamos mostrar que Brizola está vivo e que o candidato do PDT de Brizola está na disputa! Só não posso ir para aventuras! Aceito a disputa em cima da unidade do PDT e do fortalecimento do partido em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Sandro explicou que estivera naquele mesmo dia em reuniões semelhantes nos municípios de Búzios e de Cabo Frio, também na região dos Lagos, e que antes já realizara encontros semelhantes na Costa Verde, no Sul do Estado, nos municípios de Angra dos Reis, Parati, Mangaratiba e outros.
Um dos oradores que o antecedeu, o ex-prefeito de Cabo Frio e ex-deputado José Bonifácio, presidente em exercício do PDT, destacou em sua fala que Sandro Matos está à disposição do partido, mas é necessário que os militantes decidam se o PDT disputará ou não a eleição.
Lembrou que, há oito anos, o partido teve candidatos próprios tanto à presidência da República quanto ao governo do estado, com Cristovam Buarque e Lupi, e que é preciso tomar uma decisão.
Disse que independente de ter ou não candidato, o PDT precisa se reunir em todo o estado e traçar um programa de governo, antes até. Porque, em sua opinião, independentemente de candidato próprio o partido necessita de um programa de governo para o Rio de Janeiro – até para conversar com os outros partidos.
-- Estamos percorrendo todos os municípios para ouvir os companheiros do partido sobre este assunto. A candidatura de Sandro, ou outra decisão que venha a ser tomada, precisa partir de baixo, das bases do partido – afirmou Bonifácio.
Sandro Matos pediu novamente a palavra para informar aos militantes presentes que pretende estimular a realização de cursos para a capacitação de quadros e lançamento de novas lideranças, fortalecendo o PDT.
O ex-prefeito Henrique Mellman, que também antecedeu Sandro, disse por sua vez, que sente que o partido quer candidaturas próprias a presidente da República, a governador e a senador em 2014, na sua avaliação.
-- É importante que o prefeito Sandro Matos se coloque como pré-candidato. Isto mostra que o PDT está vivo, que não é um partido de aluguel. Temos compromissos com nosso programa, com nossos líderes, com o nosso povo – de mudar o Brasil!
O deputado estadual Jânio Mendes, outro orador que antecedeu Sandro, destacou em sua fala que ele tem percorrido também todo o Estado ouvindo as bases do partido sobre as eleições de 2014. "Estamos percorrendo todo o Estado para ouvir o que as bases têm a dizer sobre o processo eleitoral”, argumentou. "Estamos nesta mobilização em defesa do partido", assinalou.
O ex-vereador Eduardo Rocha, presidente do PDT de Arraial do Cabo, fechou o encontro assinalando que todos os presentes saíam dali "com a certeza de que, se quisermos, teremos candidatos próprios ao governo federal e ao governo estadual em 2014". 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial